fbpx



Design sem nome (45)

Aprenda como combater o estresse e cuidar da sua saúde

download (7)
03.12.2021 categorias Sem categoria

Aprenda como combater o estresse e cuidar da sua saúde

afinal, como combater o estresse?

A resposta para essa pergunta é buscada por milhares de pessoas, visto que a sensação prolongada de estar estressado causa impactos psicológicos e até mesmo biológicos, como dores, palpitações, insônia, ansiedade e diversos outros sinais. Sendo assim, como diminuir o efeito do estresse no dia a dia? Quais métodos se mostram eficazes para melhorar o bem-estar? Confira agora mesmo!

O olhar biológico

Embora o título ressalte a biologia no processo do estresse, já vamos deixar claro que essa sensação envolve muito mais que apenas causas orgânicas, considerando que um dos principais motivos é a somatização, que é uma ação sobre o corpo (soma=corpo), nada mais é do que a representação física do desequilíbrio psíquico e biológico do indivíduo.

Isso quer dizer que é uma condição psicossomática, ou seja, que fatores associados ao psíquico da pessoa podem provocar efeitos biológicos como os sintomas que foram citados no início do texto. Mesmo que haja forte relação com o emocional, alguns neurotransmissores não podem ser esquecidos.

Serotonina, dopamina, endorfina… Todos eles são responsáveis pela sensação de prazer e felicidade que o ser humano vivencia. A seguir, veja algumas práticas que potencializam seus efeitos!

O papel das atividades físicas

Os benefícios da prática de atividades físicas englobam as mais diversas áreas, como: fortalecimento da musculatura, combate ao sedentarismo, melhora na função cardiorrespiratória, redução dos índices lipídicos…

Tudo parece muito associado ao âmbito biológico, certo? Mas, os resultados vão muito além! A sensação de bem-estar é assegurada após a realização de exercícios físicos, sendo fundamental para o combate ao estresse.

É importante que o indivíduo procure pela atividade que mais se adéque ao seu perfil, variando desde caminhadas e academia até a prática de esportes como natação, futebol, vôlei, entre outros.

O poder das agulhas

A medicina chinesa proporciona diferentes maneiras para combater o estresse, sendo a acupuntura uma das mais conhecidas e procuradas. Ela consiste na aplicação de agulhas em pontos estratégicos, capazes de reduzir dores, estresse e ansiedade.

Há certo receio com o material utilizado, principalmente por acreditarem que é um processo doloroso. Na verdade, as agulhas são feitas de aço inoxidável e são bem mais finas que as comumente utilizadas para aplicação de injeções. Sendo assim, a auriculoterapia também é eficaz para o alívio de dores e alívio do stress.

Os benefícios de pilates

Por fim, vamos comentar sobre a importância do pilates na redução do estresse. Assim como as demais atividades físicas, ele trabalha o equilíbrio e a força muscular. Porém, os benefícios não param por aí.

Por ter poucas restrições, uma das grandes vantagens da prática é que ela pode ser realizada por pessoas nas mais diversas faixas etárias, desde a infância até a terceira idade. Além disso, também pode ser praticada por gestantes. Os benefícios são:

  • aumento da concentração;
  • melhora postural;
  • maior flexibilidade; e
  • equilíbrio mental (principalmente).

Neste artigo, abordamos como combater o estresse. Reforçamos que o agente central da mudança é a própria pessoa, sendo incentivada e orientada por profissionais especializados. Detectar a origem do problema também é essencial para direcionar aos melhores métodos. Então, que tal começar a colocar em prática nossas dicas?

Agora, queremos saber um pouquinho sobre você! Quais medidas você utiliza para reduzir o estresse? Conte para nós nos comentários!

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER